top of page
  • Arcana Studios

Relação entre a Escola de Frankfurt e a Internet - Filipe Souza

Atualizado: 6 de nov. de 2020

Meu primeiro computador eu ganhei quando tinha dez anos, só que antes disso eu já conhecia a internet, porém a partir do meu primeiro computador eu e minha família ficamos mais acostumados com o digital, e passamos a pensar de uma forma diferente, buscando a simplificação que a internet traz. Hoje, decisões que tomamos têm a ver com a possibilidade ou não da internet em nossa vida, por exemplo, pagar uma conta, não precisamos ir ao banco para isso, basta uma simples leitura da câmera do celular que a conta é paga.


Hoje eu uso a internet para me informar, fazer compras, assistir filmes e às vezes nem percebo, por exemplo, quando estou assistindo um serviço de streaming. O uso da internet já faz parte do dia a dia das pessoas de uma forma natural e ela nos possibilita muitas oportunidades, com isso ajuda em muitas coisas. Sobre possibilidades uma delas é de ser comunicador, seja através de textos em um site próprio ou por uma rede social ou por vídeos em um canal do Youtube, isso nos traz responsabilidade porque informar, falar para as pessoas exige isso e também permite que não fiquemos mais a mercê dos tradicionais veículos de comunicação, fazendo com que a gente não seja alienado pela grande mídia como falava os teóricos da escola de Frankfurt.


Os teóricos da escola de Frankfurt criticavam a forma como as grandes mídias manipulavam a população, entre outras coisas. Hoje isso ainda acontece, porém não como antes. Hoje temos mais consciência porque o acesso à rede possibilita conhecimento, engajamento, mais ideias e assim a manipulação dos meios de comunicação diminui.


Portanto, sem dúvidas a internet faz parte do meu dia a dia como faz para quase todas as pessoas e eu vejo ela como uma importante ferramenta que leva informação e conhecimento, contribuindo para que saibamos mais sobre o mundo ao redor e não fiquemos somente na própria bolha.


Ouça o áudio abaixo. Contém uma versão adaptada e narrada do texto acima.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page