top of page
Beatriz Dispinzieri

Filmes que inspiraram Incorpóreo, o primeiro audiodrama da Arcana Studios

Atualizado: 4 de nov. de 2020

A primeira produção da Arcana Studios é o audiodrama Incorpóreo, que conta com uma história original criada e produzida pela produtora. A trama se passa nos anos 70, onde Letícia, a protagonista, é uma jovem curiosa que decide explorar uma casa abandonada junto de amigos, e leva seu gravador para reportar a aventura. Incorpóreo é uma história focada no suspende e terror, por isso, esteja preparado para fortes emoções.


Pensando nisso, essa lista traz alguns filmes que serviram como inspiração para a criação de Incorpóreo, para você ver e se preparar para o áudio, ou para ver depois de conhecer Incorpóreo.

 

1. It: A Coisa e It – Capítulo 2

Penywise, o pavor de muitas crianças. (Foto: Brooke Palmer/Warner Brothers/Divulgação)


Ambos os filmes, a primeira parte de 2017 e a segunda de 2019, são adaptações do livro It: A Coisa de Stephen King de 1986. Os filmes são bem focados no terror e suspense, e é importante dizer que a classificação indicativa é para maiores de 16 anos.


A trama do primeiro filme se passa em Derry, uma cidade pequena do Maine nos Estados Unidos, no ano de 1989, e acompanhamos um grupo de adolescentes, o “Loser Club”, investigando os misteriosos desaparecimentos de crianças na região. O que não sabiam é que algo sobrenatural era o responsável pelos desaparecimentos, o famoso palhaço Pennywise.


É um filme dirigido por Andy Muschietti, que conta em seu elenco com Bill Skarsgård, Chosen Jacobs, Finn Wolfhard, Sophia Lillis, Jack Grazer, Jackson Robert Scott e Jaeden Lieberher.

Uma das coisas mais interessantes de It: A Coisa é o “Loser Club”, onde todos os integrantes acabam desenvolvendo uma relação de amizade bem forte. E sem contar que ver adolescentes desvendo mistérios nos anos 80 é sempre legal.


(GIF/ Reprodução)


Já em It – Capitulo 2, a história se passa 27 anos depois dos acontecimentos do primeiro filme. Os integrantes dos “Loser Club”, agora adultos, voltam a cidade de Darry para lidarem mais uma vez com o palhaço Pennywise, que voltou a atacar as crianças da cidade. Igual ao primeiro filme, o toque de terror presente no filme é bem forte.

Assim como o primeiro, esse filme é dirigido por Andy Mushietti e o seu elenco conta com James McAvoy, Jessica Chastain, Bill Harder, Bill Skarsgård, entre outros.

Com uma pegada um pouco mais madura, o segundo filme aborda os traumas dos personagens que foram causados ou pioraram com os acontecimentos do primeiro filme, o que causa uma maior relação entre personagens e entre o público também.


(GIF/Reprodução)


Se você ainda não viu esses filmes, você está vivendo em que mundo? Corre para assistir antes de Incorpóreo ser lançando, ou depois também, o importante é assistir.

 

2. Casa Monstro

Crianças espionando a Casa (Foto: Divulgação/ Reprodução)


A Casa Monstro é uma animação de 2006 dirigida por Gil Kenan. O filme é uma animação de terror livre para todos os públicos, que consegue divertir e aterrorizar a audiência. O filme é produzido por Steven Spielberg e Robert Zemeckis.


Faz parte do elenco original os atores Mitchel Musso, Spencer Locke, Sam Lerner, Jon Heder, entre outros. Já em português, as vozes são feitas por Gustavo Pereira, Thiago Farias, Lina Mendes, Waldir Fiori, e muito mais.


Segundo a sinopse oficial da obra, nenhum adulto acredita quando três adolescentes, DJ, Bocão e Jenny, falam que existe uma casa no bairro que é uma criatura perigosa, a casa de Epaminondas um velho que odeia crianças. Com o Dia das Bruxas se aproximando, eles têm que descobrir uma forma de destruir a casa antes que faça mal a crianças inocentes.


(GIF/Reprodução)


É uma animação não muito conhecida pelo público, que mistura cenas de arrepiar os pelos do braço com cenas bem divertidas. Se você curte terror e comédia em uma obra só, esse é o filme perfeito para você.

 

3. ParaNorman

Sobrevivendo aos mortos-vivos (Foto: Divulgação/ Reprodução)


ParaNorman é uma animação feita com técnicas de stop-motion que teve a sua estreia no ano de 2012. Os diretores do filme são Chris Butler e Sam Fell, ambos experientes em animações e stop-motions. Inclusive, o filme foi criado pelo mesmo estúdio responsável por Coraline e o Mundo Secreto.


O longa conta a história de Norman, um menino que consegue ver e conversar com os mortos, sendo eles seus amigos já que na “vida real” não possui tantos. Certo dia, o tio do menino acaba contando para ele sobre um ritual que era feito na cidade para a sua proteção e a partir disso, Norman decide se envolver no ritual, porém algo dá errado e os mortos começam a voltar a vida.


(GIF/Reprodução)


ParaNorman é um filme que possui uma simplicidade que não afeta negativamente a trama, pelo contrário, a obra acaba tratando de assuntos mais sérios e complexos, porém de um jeito menos engessado. Também conta com um tom de comédia bem atraente, assim como um suspense que leva o filme a pontos bem importantes, e que vai te conquistar.

 

4. Super 8

O mistério é maior que o esperado. (Foto: Paramount Pictures)


Super 8 é um filme de 2011 roteirizado e dirigido por J.J. Abrams. O filme é uma homenagem aos filmes de Steven Spielberg, que também é um dos produtores do filme.


A história do longa se passa em Ohio nos anos 70 onde um grupo de amigos está gravando um filme amador com uma câmera Super-8 (por isso o nome do filme), e no meio disso acabam presenciando um grande acidente. Mais tarde, começam a se questionar se o que viram realmente foi um acidente, e isso só se intensifica com a chegada do exército na cidade.



No elenco temos nomes como Elle Fanning, Joel Courtney, Kyle Chandler, Ryan Lee, Zach Mills, entre outros. Todos estão muito bem em seus personagens.


Assista o filme preparado para uma brusca mudança de gêneros, mas para ser sincera, isso é uma das melhores coisas do filme. A segunda metade da história, passa a ter um foco maior em criar suspende e incluir um pouco de terror, e tudo isso mantem o público entretido até o fim.

 

5. A Bruxa de Blair

O medo no olhar. (Foto: Reprodução)


E para finalizar, outro filme que serviu de inspiração para Incorpóreo, foi A Bruxa de Blair de 1999. Os responsáveis pela direção do filme são Daniel Myrick e Eduardo Sanchez, e o elenco conta com Heather Donahue, Michael C. Williams, Joshua Leonard, entre outros atores. É importante mencionar que o filme é destinado a um público maior de 16 anos.


O filme é um dos mais importantes e conhecidos quando se fala de Found Footage, que é um gênero que consiste em ser um documentário filmado com alguma camera que os personagens utilizam, e é muito usado em filmes de terror. Pensando nisso, é fácil entender a história de A Bruxa de Blair. Basicamente, um grupo de jovens, que estudavam cinema, acabam decidindo gravar um documentário sobre uma lenda da região e para isso eles entram na floresta Maryland, e acabam desaparecendo. Algum tempo depois, as fitas da gravação são encontradas na floresta, e podemos ver o que eles viram no dia que resolveram gravar o seu filme.



Esse filme irá te fazer ficar com medo até da sua própria sombra. Esteja preparado para ver esse filme, não é uma tarefa fácil. É uma experiência bem diferente e, se você tiver coragem, vale muito a pena conferir. Boa sorte.

 

E aí, você já viu algum desses filmes? Se não conhecia, agora pensa em ver? Conte nos comentários.

Além disso, fique de olho no site para não perder as notícias envolvendo Incorpóreo, o primeiro audiodrama da Arcana Studios.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page